Alpargatas apresenta nova visão, alinhada a sua estratégia global de foco e competitividade, e crescimento sustentável

Com uma história de sucesso de 117 anos, a Alpargatas, empresa global de calçados dona da Havaianas e de 49,2% da marca americana Rothy’s, divulga nesta terça-feira (20) a sua nova estratégia de crescimento, visão e cultura. A abordagem é guiada por pilares que permitirão alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da empresa globalmente. Confira o vídeo oficial da nova visão, cultura e estratégia da Alpargatas.

 

A empresa realizou uma análise das fortalezas e buscou reforçar o posicionamento como uma empresa que promove experiências positivas para o futuro. Assim, estabeleceu uma visão que reflete a presença internacional, as marcas e produtos, e também a cultura, unida a uma estratégia de foco e competitividade e crescimento sustentável. 

 

“Inspirar o mundo com uma pegada mais leve” é a nova visão apresentada pela companhia. A frase faz referência a intenção de ser relevante globalmente e inspirar os consumidores e ao centro do negócio da empresa, que são os calçados, além de fazer referência a cultura colaborativa e leve de trabalhar. Os pilares de foco e competitividade e crescimento sustentável norteiam a estratégia. 

 

Foco e competitividade e Crescimento sustentável

A ênfase dos novos caminhos está na fortaleza da marca Havaianas e em seus produtos icônicos. O modelo de crescimento no Brasil busca fortalecer a liderança em canais alimentares e na categoria feminina. Ainda no Brasil, a Alpargatas busca impulsionar a marca Havaianas em mais canais, como os especializados, e em categorias onde há oportunidades, como masculino e infantil. 

 

No cenário internacional, 15 mercados foram priorizados para garantir consistência operacional nos canais e geografias, visando fortalecer a consolidação da marca globalmente, de acordo com a maturidade de cada mercado. As atenções maiores são: Itália, Reino Unido, França, Espanha, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Taiwan, Austrália, Colômbia, Argentina, África do Sul, Angola e Israel. Além disso, a Alpargatas busca aceleração de Rothy’s nos Estados Unidos.

 

A simplificação permeia o portfólio, as estruturas e os processos, e ajudarão a capturar eficiência operacional e a alocação correta dos recursos. Já a inovação é baseada nas necessidades emergentes dos clientes e consumidores, como a alocação disciplinada de recursos para garantir retornos adequados. Novos formatos de chinelos e novos materiais, assim como colaborações com outras marcas, continuam a ser fundamentais para que a Havaianas siga conectada com as tendências e relevante nos mercados.  

 

Nova Cultura

A Alpargatas também está passando por uma evolução na cultura para se alinhar ao momento atual da empresa. São mais de 10 mil pessoas em todo o mundo que caminham juntas e têm como compromisso encantar os consumidores.

 

Esse processo é guiado por três princípios e nove comportamentos esperados. Os três pilares fundamentais — “Inspirados pelos consumidores”, “Caminhamos juntos” e “Fazemos acontecer”  — buscam alinhar as operações e a cultura organizacional com os desafios e oportunidades presentes.

 

Os consumidores estão no centro da tomada de decisão, a cultura reforça a antecipação de tendências e inovação para criar a melhor experiência para os consumidores. A cultura também destaca atributos como a transparência, excelência e eficiência para que os resultados sejam sustentáveis. E destaca a forma de trabalho da Alpargatas: inclusiva, colaborativa e co-criativa, com atração e desenvolvimento de talentos.

Caio Olliveira
84994063376
[email protected]

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