O Real brasileiro ultrapassou o peso argentino e se tornou a quinta moeda que mais desvalorizou em relação ao dólar em 2024; confira o ranking completo.

O real está entre as cinco moedas que mais perderam valor em relação ao dólar em 2024. Essa análise é resultado de um levantamento conduzido pela agência de classificação de risco Austin Rating, baseado em dados do Banco Central do Brasil (BC).

A moeda brasileira ultrapassou a Argentina e o Japão em poucos dias, subindo da 7ª para a 5ª posição no ranking de desvalorização entre 118 países monitorados. A queda acumulada do real neste ano atingiu 11,4% até esta quarta-feira (19).

Durante o dia, o dólar comercial chegou a alcançar R$ 5,48. No entanto, para o ranking, a Austin Rating utilizou as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo BC, registrando o dólar a R$ 5,46 ao final do dia.

Os motivos para a alta do dólar incluem expectativas sobre a política de juros nos Estados Unidos, resultados da balança comercial brasileira e preocupações com o quadro fiscal do país. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros do Brasil também está no radar do mercado, com projeções indicando uma pausa no ciclo de cortes da Selic, em vigor desde agosto de 2023.

De acordo com o levantamento da Austin Rating, a moeda da Nigéria registrou a maior desvalorização frente ao dólar em 2024, com perda de 41,3%. Em seguida, estão as moedas do Egito e do Sudão do Sul, com quedas de 35,2% e 29,9%, respectivamente.

Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, explica que países como Nigéria, Egito, Sudão do Sul e Gana, que enfrentam problemas de conflito civil, justificam suas desvalorizações significativas.