Meteoro ou lixo espacial? Moradores flagram luzes verdes no céu da região de Piracicaba; especialista explica

Os registros foram feitos na noite desta segunda-feira (19). É possível ver luzes esverdeadas em formato de pontos no céu. Astrônomo explica o fenômeno.

Moradores de Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP) registraram momentos em que luzes esverdeadas em formas de pontos apareceram no céu, na noite desta segunda-feira (19).

Moradores de Amparo, Campinas, região de São Carlos e do Vale da Paraíba, São José dos Campos, sul de Minas e Goiás também registraram o mesmo fenômeno.

As luzes esverdeadas aparecem no céu e logo vão se dissolvendo [veja vídeo acima]. O astrônomo do observatório de Campinas, Júlio Lobo, explica que as luzes registradas tem características de lixo espacial, algo que não é raro de acontecer.

Ele também diz que não descarta a possibilidade de que sejam meteoros brilhantes, os chamados bólidos, que entraram na atmosfera, e que tem média de registro de quatro a cinco por ano.

Um bólido passa rapidamente pela atmosfera, com uma duração de segundos, mas, neste caso dos vídeos, o objeto acabou demorando mais tempo, o que aumenta as possibilidades de ser lixo espacial.

Astrônomos fazem a monitoração quando é o caso de ser lixo espacial, pois é possível antecipar e saber quando eles vão entrar na atmosfera. Neste caso, não havia previsão de entrada dos possíveis materiais, que podem ser restos de foguetes ou outras partes que ficam pelo espaço.